Darino Sena e Léo Santiago contam como foi migrar de outras áreas da comunicação para as mídias independentes
Por Fábio Saldanha
Revisão por Airton São Pedro
Na noite desta sexta-feira (24), ocorreu o segundo dia de palestras no evento Curto Circuito na Unifacs, Campus CTN. Na sala Harvard, após a presença do narrador Rainan Peralva como o primeiro convidado da noite, os convidados foram Darino Sena, jornalista e dono de um canal no YouTube que fala sobre Esporte Clube Bahia e Léo Santiago, dono do canal Canto Rubro-Negro, que conta com mais de 65 mil inscritos no YouTube. Eles foram chamados para uma mesa redonda bem interessante, debatendo sobre o tema proposto no evento: BaVi no YouTube, produção de conteúdo independente.
Na palestra, Léo e Darino contaram um pouco sobre suas trajetórias até começarem a produzir seus vídeos independentes. “Trabalhei por 3 anos no Vitória e já trabalhei no Sport, estou há 10 anos trabalhando com futebol e sou sócio do Vitória há 15 anos” contou Léo. Darino, por sua vez, diz que teve um início de carreira muito rápido, e aos 20 anos trabalhou na primeira assessoria de comunicação do Vitória, ganhando destaque e sendo chamado para trabalhar pelo Bahia, clube de seu coração.
Ao Portal de Notícias Avera, Léo contou um pouco sobre sua expectativa de como é trabalhar com as mídias. “Elas [as mídias] crescem cada dia mais. É uma coisa que não tem como ter fim, o clube é a matéria-prima na Internet” explicou o criador do Canto Rubro-Negro. Ele falou, também, sobre qual é o seu trabalho mais prazeroso na geração de conteúdo: “O que eu mais gosto é a parte mais trabalhosa, também, que são as transmissões de jogos. Se o jogo é às 16h da tarde, eu chego às 11h” concluiu.
Darino Sena revelou detalhes sobre sua saída de um dos veículos de comunicação mais prestigiados do estado para se direcionar às mídias independentes: “Foi sofrido, porque me mandaram embora de todos os lugares em que eu trabalhei. Tentei outras áreas e fui morar no exterior”, pontuou.
O jornalista ainda falou que assumir seu lado torcedor não foi prejudicial à sua carreira: “Se a gente trabalha com futebol, é porque temos um time, e o time faz a gente se aprofundar, ter mais curiosidade e viver o futebol com mais intensidade”, concluiu Sena.
PLANO EDITORIAL
Os criadores de conteúdo ainda destacaram a importância da existência de um plano editorial para seus canais, o que faz com que eles tenham mais organização. Para Léo, no que diz respeito ao público, a plataforma na qual eles produzem dá resultado. Ele ainda ressalta a importância de adaptar as postagens para cada rede social, respeitando suas linguagens e diferentes públicos.
“A vivência ajuda muito, nos dá um norte. Devemos postar cada conteúdo para um público específico como, por exemplo, no Instagram e Twitter”, pontuou.
Darino contou que o primeiro passo dado por ele foi o mapeamento de seus concorrentes, mas não se prendendo ao YouTube por completo e, também, voltando a analisar futebolisticamente o Esporte Clube Bahia. “A gente entendeu que não queríamos o ‘furo’ de reportagem, como muitos produtores de conteúdo buscam trazer”.
O influenciador Rubro-Negro diz ter percebido um vazio de conteúdos voltados a mostrar o dia a dia do Esporte Clube Vitória, e que isso o guiou a apostar firmemente no seu canal. “Pensei que essa lacuna precisava ser sanada, e concluí: ‘vou mostrar como funciona [o clube]”’, afirmou Léo.
DINÂMICA DOS CANAIS
Léo Santiago conta com pouco mais 65 mil inscritos no canal Canto Rubro-Negro, onde ele faz coberturas, mostra o dia a dia do clube e todas as suas informações, com análises de jogos, das contratações e especulações do mercado do futebol que interesse ao Vitória. O canal de Santiago está no ar há mais de 3 anos, estreando no dia 7 de janeiro de 2021
O canal de Darino Sena, que leva seu próprio nome, conta com quase 60 mil inscritos. Ele também faz análises dos jogos e ainda convida especialistas, além de comentar sobre a rotina do Bahia e aprofundar o debate sobre as questões envolvendo o Tricolor dentro e fora de campo. O canal de Darino está no ar desde 10 de outubro de 2011.
PARTICIPAÇÃO NO CURTO CIRCUITO
No final, o público presente realizou perguntas para os convidados. Para quem estava na Sala Harvard, a experiência se mostrou muito importante, principalmente para quem busca trabalhar com as mídias independentes e quer produzir conteúdos para os clubes que torcem e acompanham.
A novidade do Curto Circuito deste semestre foi sua realização totalmente produzida por alunos de Comunicação e Marketing (CMKT) da Unifacs. Eles puderam ter essa imersão no mundo da produção de eventos, desde a organização do Curto até o recebimento dos convidados, mantendo uma comunicação ativa com a imprensa e trazendo uma dinâmica enriquecedora para suas vidas acadêmicas e, futuramente, profissionais.