O meia alemão anunciou sua aposentadoria na última terça-feira (21), ao fim desta temporada
Por Gabriel Pereira
Revisão por Louise Santos
O jogador do Real Madrid, aos 34 anos, vai pendurar as chuteiras após a Eurocopa. Em uma carta aberta aos torcedores, o jogador fez o anúncio: “17 de julho de 2014 […], o dia que mudou a minha vida. Depois de 10 anos, no final da temporada este capítulo chega ao fim.”
Títulos de Kroos na carreira
No total, Toni Kroos soma na carreira 34 títulos. Sua trajetória com a camisa do Real Madrid é invejável. Na história do clube, o meia acumulou incríveis quatro títulos de Champions League, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e La Liga, além de ser campeão por cinco vezes do Mundial de Clubes da FIFA e uma vez pela Copa do Rei.
Antes de ingressar ao Real Madrid, ele defendeu também Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. Pelo clube bávaro, conquistou mais dez taças. Entre elas, uma Liga dos Campeões, Mundial de Clubes e uma Supercopa da Europa no ano de 2013, onde o conquistaram uma inédita tríplice coroa, que nem o Bayern de Gerd Müller e Sepp Maier conseguiram nos anos 70.
Desde que chegou à Madrid, Kroos soma 463 jogos com a camisa merengue. Marcou 28 gols e assinalou 92 assistências. O meia é considerado um dos melhores passadores de bola do futebol mundial.
Acumula inclusive, as estatísticas de líder em jogos disputados, líder em assistências e líder em passes completos (31.769), com 94% em precisão dos passes, segundo informações apuradas pela TNT Sports. Kroos tem a fama de errar um passe depois de um ano inteiro só acertando.
O jogador ainda foi campeão do mundo com a Alemanha em 2014. Coroado como o jogador com mais assistências, e eternizado na seleção dos melhores jogadores da competição daquele ano.
Todos pegos de surpresa!
A decisão surpreendeu até os colegas de equipe, pois Kroos ainda está jogando em alto nível. Mas a decisão pode ser explicada através da carta divulgada pelo clube espanhol, onde o jogador diz que sempre quis encerrar a carreira no auge.
“Estou feliz e orgulhoso, que na minha mente encontrei o momento certo para a minha decisão e que eu poderia escolher por mim mesmo. Minha ambição sempre foi terminar minha carreira no auge do meu nível de desempenho”, afirmou Kroos, em carta divulgada na última terça-feira.
O adeus dos companheiros e amigos
Kroos brincou nas redes sociais comentando, “estou nos trends pelo menos?”, após o assunto ser um dos mais falados do X, antigo Twitter. Casemiro, companheiro por muito tempo no Real Madrid e participante da trinca de meio campistas histórica composta por, além dele, Kroos e Modric, também comentou nas redes sociais.
“Meu querido Toni, companheiros da Champions e amigo para sempre. Você já soube quando dizer adeus, então olhe para trás orgulhoso e sorria: você mereceu”, afirmou Casemiro, em post via Instagram.
Outros jogadores também deixaram suas mensagens para Kroos. “Por tudo e por tanto, Toni! Que honra compartilhar o campo contigo. Tudo de bom para seu futuro”, comentou Cristiano Ronaldo, em um post do Toni Kroos.
“Gênio. Foi a palavra mais próxima que encontrei para te definir, Toni. E ainda assim, está muito longe do que você merece”, comentou Vinicius Júnior, também nas redes sociais.
Ainda na carta divulgada pelo Madrid, o clube mostra seu prestígio pelo grande jogador que foi o capitão do time. “Toni Kroos é um dos grandes jogadores da história do Real Madrid e este clube é e será sempre a sua casa”, afirmou Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, em carta divulgada pelo clube merengue.
Quem irá substituir o camisa 8 do Real?
Kroos já deixou clara a sua vontade de passar a camisa 8 para o uruguaio, Federico Valverde, que atualmente joga com a 15 e é visto como o sucessor do alemão no clube. Contudo, não existe um nome à altura de Kroos no mercado hoje, e com isso, o Real Madrid já ventila possíveis candidatos para substituir o meio campista.
Nomes como Kimmich, do Bayern de Munique, e Rodri, do Manchester City, são especulados dentro do clube para fazer a função que era de Kroos.
A volta à seleção para disputar a Eurocopa em seu país
O meia que voltou para a seleção alemã, após anunciar aposentadoria da mesma, depois da eliminação para a Inglaterra, na Euro 2020, irá disputar a competição pela última vez ao fim da temporada. A Eurocopa acontece entre os dias 14 de junho e 14 de julho, na Alemanha. A seleção anfitriã estreia contra a Escócia, na Allianz Arena, em Munique.