Digno de um roteiro de cinema, este romance entre clube e jogador caminha para seu desfecho ao fim desta temporada, e o ápice desse enredo pode muito bem ser uma conquista da Liga dos Campeões
Por: Gabriel Pereira
Revisão por: Airton São Pedro
Marco Reus é o maior ídolo da história do Borussia Dortmund. Foram mais de 20 anos entre suas duas passagens pelo clube, onde atuou na base entre 1995-2005, depois, passou por Rot Weiss Ahlen e Borussia Monchengladbach, mas seu destino o chamava de volta ao lar em 2012, onde foi protagonista do Borussia que chegou à final da Champions League daquele ano.
Nessa época, o jovem de apenas 23 anos ainda não imaginava que se tornaria o maior jogador da história do clube do seu coração. De lá pra cá, foram 12 anos, 428 jogos, 170 gols e 131 assistências. Mas não foram somente os números que o levaram a esse patamar de ídolo, a sua identificação e o seu amor incondicional pelo Borussia Dortmund trilharam esse destino.
Marco Reus e Borussia Dortmund: Roteiro de um filme de romance baseado em fatos reais
“Precisamos falar de Marcos Reus. Esse cara está no Borussia Dortmund há mais de 19 anos. No tempo em que atletas se dizem torcedores, mas na primeira adversidade, deixam a instituição em segundo lugar e o dinheiro em primeiro, Marcos Reus agiu diferente. Ele recusou Bayern de Munique, Barcelona, Manchester City… Foi cortado da Copa do Mundo de 2014 quando era o melhor jogador alemão em atividade. A cada tropeço, quando todos achavam que ele sucumbiria, como uma fênix vindo das cinzas, ele ressurgia. Mario Götze, Lewandowski, Aubameyang, Sancho, Dembelé e Gündoğan saíram, Reus ficou. Mas ele não ficou no Borussia, ficou na história do Borussia. E quando se aposentar, talvez não tenha todos os títulos que gostaria, mas terá o respeito e idolatria de uma torcida que coloca 80 mil pessoas no estádio toda temporada. E isso, meu amigo, nenhum dinheiro do mundo compra ou paga.”, texto escrito por Rafa Costa, que viralizou nas redes sociais.
Um capítulo que se encerra como começou
Por destino, em sua primeira temporada ele conduziu os aurinegros à final da Champions League, onde também será o palco do seu último jogo, 12 anos depois de sua estreia com a camisa do Borussia, após o clube alemão confirmar que ele não terá seu contrato renovado. Este momento não apenas assinala o fim de um ciclo, mas também lembra a nostalgia de uma jornada que começou há tanto tempo.
Contudo, este ano traz consigo um clima totalmente novo. Aos 35 anos, Reus conquistou o coração de todos os torcedores da incrível muralha amarela, e atua nessa temporada, predominantemente como coadjuvante no time. A conquista de um título da Liga dos Campeões, seria o ápice sublime de uma história de amor que não se encontra mais com tanta intensidade nos dias de hoje.
Para onde vai Marco Reus?
Não se sabe ao certo qual seu próximo destino, seja ele uma nova jornada em outro clube ou o momento de pendurar as chuteiras. No entanto, a equipe alemã já manifestou claramente sua gratidão pelo jogador. Em um comunicado emocionante intitulado “O fim de uma era extraordinária”, o presidente e CEO do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, descreveu Reus como “um dos maiores jogadores da história” do clube.
“Esperamos que ele retorne no final de sua carreira”, acrescentou.
“Yellow is coming to the UK!”
O Borussia Dortmund chega a sua terceira final de Champions League, tendo conquistado uma na temporada 1996-1997 e um vice-campeonato em 2013, onde o seu rival Bayern de Munique sagrou-se campeão.
A final da Liga dos Campeões será disputada em Wembley, histórico estádio de Londres, e o Dortmund terá como adversário o implacável Real Madrid, mas sem temor, onde replicam pelas redes sociais a frase Yellow WonderWall (linda muralha amarela).
O último capítulo dessa história
Esta é, provavelmente, a última dança de Marco Reus com o time do seu coração. Ao longo de duas décadas dedicadas ao clube, ele enfrentou muitas lesões e testemunhou a partida de joias como Lewandowski, Gündoğan, Dembelé, e mais recentemente, Haaland, que partiram para outros destinos. A história está chegando ao fim dentro das quatro linhas, porém continuará a brilhar eternamente no coração de cada torcedor da grande muralha amarela.