Um dia mais que especial para celebrar o amor e cuidar da saúde emocional.
Por Íssala Queiroz
Revisão por Gabriel Ornelas
Nesta sábado (13) é comemorado o “Dia do Beijo”, no Brasil. Um dos gestos mais populares e queridos para demonstrar carinho e afeto a quem se ama, seja um amigo, familiar, namorado(a) e afins. De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, o beijo é a “expressão de afeto fundamental para fortalecer e manter os laços”.
Atualmente, o beijo se tornou um ato usual, sem maiores compromissos e, também, um gesto comum em diversas relações, como entre os familiares: seja com pais e filhos, seja com os demais parentes; ou entre os amigos, como demonstração de afeto. Mas, apesar disso, como afirma o verso da música Um Beijo, interpretada pelo cantor sertanejo Luan Santana (33): “um beijo vale mais do que mil palavras”, reforçando que esse gesto continua sendo uma manifestação máxima de amor, ainda que breve.
A lenda por trás da data
No século 19, na Itália, morava um rapaz chamado Enrique Porchelo, conhecido pelo seu charme, mas também por ter beijado quase todas as mulheres do pequeno vilarejo o qual morava. Até que então, um padre, incomodado com a situação, decidiu em 13 de abril conceder um prêmio à primeira jovem que declarasse não ter sido beijada por Porchelo.
A lenda conta que ninguém nunca apareceu para receber o prêmio e esse permanece perdido até os dias atuais nesse pequeno vilarejo da Itália. E dessa forma nada romântica surgiu o dia do beijo em 1882.
A partir dessa data podemos observar, também, que a área de saúde se aproveita da situação para abordar e conscientizar a todos sobre os benefícios e cuidados que se deve ter ao beijar. Essa é uma ação responsável por provocar sensações boas e prazerosas em nossos corpos. Não apenas o beijo romântico, mas os demais tipos igualmente.
Benefícios para a saúde
Para além de ser um momento de entrega e romance, o beijo é visto pela área da saúde como uma ferramenta capaz de gerar alguns benefícios ao homem, tal qual a queima de calorias, pois se realizado de forma intensa e demorada, o ato pode ajudar a gastar em torno de 12 a 18 kcal.
Ele também desempenha um papel de agente antiestresse, transmitindo uma sensação de bem-estar. Através de um estudo realizado pela neurocientista norte-americana Wendy Hill, da Universidade Lafayette College, no estado da Pensilvânia, ela testou o efeito do beijo em uma pesquisa envolvendo quinze casais, divididos em dois grupos. Para a pesquisa funcionar, metade dos casais deveriam se beijar, enquanto a outra parte dos participantes não poderia trocar carícias. Uma análise de sangue e saliva dos participantes mostrou que o nível de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, diminuiu consideravelmente no primeiro grupo, enquanto o nível de oxitocina, hormônio relacionado ao prazer, aumentou ou se manteve estável.
Beijar também pode contribuir para melhora da imunidade, pois consegue movimentar secreções hormonais que atuam no aumento das defesas naturais do organismo. Além disso, a mistura de salivas funciona como uma espécie de vacina natural, atuando como imunizantes contra germes.
Cuidados
Um trabalho acadêmico realizado pela Sociedade Espanhola de Microbiologia, em 2014, concluiu que em um beijo íntimo de apenas dez segundos, somos capazes de trocar cerca de 80 milhões de bactérias. Ou seja, apesar do beijo fazer mais bem do que mal, não dá para negligenciar que ele pode transmitir doenças por meio da troca desses microrganismos.
Com isso, para se manter saudável após o contato, a higiene bucal precisa estar em dia para que as bactérias não se proliferem. Além de observar se o parceiro ou parceira não possui algum sintoma de coriza, febre, aparência de gripe e/ou se apresenta alguma lesão na região labial ou próximo a ela. Pois corre o risco de contrair herpes, candidíase, hepatite B, sífilis, entre outras doenças transmissíveis pela falta de um acompanhamento profissional, visitas regulares ao dentista e descaso com a saúde bucal.
Se você é uma pessoa em busca de um grande amor, ou que somente gosta de demonstrar afeto com as pessoas envolvidas em seu ciclo social, então seja prudente, se preserve, ajude o outro se cuidar para terem a chance de continuarem saudáveis e comemorando o Dia do Beijo.