A peça de tamanho curto voltou a compor looks masculinos e vem ganhando cada vez mais adeptos
Por Everton Santos
Revisão: Felipe Lessa
Mesmo nunca estando fora de moda entre as mulheres e os membros da comunidade LGBTQIAP+, o cropped – peça que consiste em uma camisa ou camiseta de tamanho curto – voltou a compor looks masculinos, chamando a atenção de homens de dentro e fora da comunidade pelo seu detalhe inusitado: o abdômen à mostra.
Gabriel Santana, João Guilherme e Ícaro Silva são algumas das figuras notáveis a adotarem a peça em seu vestuário. Vestidos de Cropped e “reagindo”, os artistas chamaram atenção exibindo o abdômen em eventos casuais, na TV e até em grandes festivais como o Lollapalooza.
Genderless
Essa tendência chegou como um grande reforço para o estilo genderless, a subcultura que, hoje, ganha ares de revolução fashion e tem como pricipal objetivo quebrar as normas sociais de gênero na moda.
Tendo a sua maior referência de moda no estilo streetwear e se identificando com a mistura de estilos livres, o criador de conteúdo digital Luiz Reis relembra a sensação de quando utilizou o cropped para compor o seu look pela primeira vez:
“Me senti um pouco desconfortável no começo, mas depois fui amando, de uma certa forma me senti livre”, explica Reis.
Neste momento de ascensão da neutralidade de gênero na moda e a quebra da associação de peças curtas a uma tendência exclusivamente feminina, o cropped passa a ser uma grande oportunidade para agregar peças agênero ao seu estilo.
Veja algumas inspirações
De onde veio essa tendência?
Apesar da sensação de ser uma estética nova, não é de hoje que essa peça está presente no guarda roupa masculino. Essa tendência nasceu nos anos 80, lá nos EUA, sendo chamada de “crop top”, a camiseta curta era bastante popular entre os praticantes de exercícios físicos.
Já nos anos 90, o cropped ganhou ainda mais popularidade entre os homens, fazendo parte da composição de looks mais despojados e ocasionais, usado por grandes estrelas como Johnny Depp em ‘Pesadelo na Rua EIm’ e Will Smith no seriado ‘Um maluco no pedaço’.