Para além de orientações técnicas e profissionais, os estudantes vencedores do desafio jornalístico poderão ter seus conteúdos publicados no Jornal Correio
Em uma parceira inédita entre os cursos de comunicação da Universidade Salvador e o Jornal Correio, os alunos de Jornalismo e Relações Públicas participaram de um desafio universitário e os vencedores contarão com uma mentoria exclusiva com a equipe do jornal.
O desafio, proposto na UC (Unidade Curricular) de Produção de Conteúdo Multiplataforma, foi desenvolvido pelos professores Antônio Netto e Kátia Borges, juntamente com a editora-chefe do Jornal Correio, Linda Bezerra.
Dentro de temáticas de relevância social, previamente definidas, cada grupo de alunos, inscrito na UC, foram orientados pelos professores, desde a definição dos temas e pautas até a produção de conteúdos jornalísticos multimídia, com reportagens, notícias e entrevistas, em diversos formatos, como textos, vídeos e fotos.
“O jornalismo multiplataforma permite ampliar o alcance e a relevância das informações e exige destes futuros profissionais de comunicação uma habilidade para produzir conteúdo de qualidade e adaptá-lo às especificidades de cada formato. Trazer o Jornal Correio para essa parceria reforça a contemporaneidade do próprio jornalismo e motiva muito os estudantes neste trabalho”, conta a Prof. Borges.
Para além da avaliação dos próprios professores, a equipe do Jornal Correio recebeu todos os projetos elaborados e, ao critério da equipe do jornal, escolheu os melhores trabalhos, que receberão a mentoria online.
Na mentoria do Jornal Correio, que acontecerá em seis encontros, serão abordados temas como: reportagem e apuração; texto jornalístico e apuração investigativa; fotojornalismo; redes sociais; para além de mentoria específica das pautas vencedoras, com orientação dos editores do Jornal Correio.
“Os alunos terão um acompanhamento super profissional, do mais alto padrão, com a equipe do Jornal Correio, e com grandes chances de terem seus conteúdos publicados em um dos maiores meios de comunicação do país”, celebra o Prof. Netto.
Vencedores do desafio
Inicialmente, a proposta seria a escolha de um projeto vencedor por semestre, mas pela qualidade dos materiais jornalísticos desenvolvidos, a equipe do Jornal Correio seleciono três projetos vencedores, referentes ao semestre 2022.1. Foram eles:
O projeto deu luz às pautas da comunidade surda.
“Devido a barreiras linguísticas, que muitas vezes são transformadas em barreiras sociais, e a preconceitos presentes em nossos cotidianos, a comunidade surda segue como uma parcela invisibilizada na sociedade brasileira. Questões como sua educação, vida social e sua participação no mercado de trabalho merecem ser mais discutidas no Brasil”, define o projeto.
O projeto abordou a prática de futebol de times formados por pessoas amputadas.
“O futebol de amputados é uma variação do futebol convencional. No esporte, podem participar atletas com amputação de membros inferiores que utilizam muletas do tipo canadense para sua locomoção (na linha) e superiores no gol. A modalidade é disputada em um campo de futebol society e as equipes precisam ser compostas por sete jogadores (um goleiro e seis na linha)”, explica o projeto.
O projeto trouxe um olhar jornalístico sobre a invisibilização das internas do Presídio da Mata Escura, em Salvador.
“O que acontece nos casos de pessoas infratoras é que lhes é tirado o direito de liberdade, mas também outros, como o acesso à educação e vestuário. Privações extremas assim, tendem a fazer com que essas mulheres se sintam “não pessoas”. No Complexo feminino Lemos de Brito, a equipe de psicologia conta que seu papel dentro da penitenciária e das vidas encarceradas das internas é de trabalhar a consciência do crime cometido e da razão de seu encarceramento, mas também de apoio emocional e de educação de seus direitos como cidadãs”, relata o projeto.
Para além destes projetos, o Jornal Correio tomará ainda a decisão dos vencedores do desafio referente aos projetos jornalísticos desenvolvidos em 2022.2 na UC de Produção de Conteúdo Multiplataforma.