Projeto proporciona uma imersão na história da independência do Brasil e suas personagens femininas
Por Eider Queiroz
Revisão: Antônio Netto
A Bienal do Livro Bahia 2022 além de celebrar a literatura nacional durante o evento também está abrigando o Caminhão-Museu, criação itinerária criada pelo projeto República, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de explorar a história do bicentenário da Independência do país.
O caminhão estacionado no centro de convenções traz a exposição “Itinerários da Independência”, que oferece diversas atividades interativas e imersivas.
Dentre as atividades estão uma sala de cinema que exibe vídeos curtos e animações, um ambiente de realidade onde é possível ser fotografado “participando” de momentos históricos, uma biblioteca com livros, HQs e oito computadores para acessar a extensão digital da exposição “Itinerários Virtuais da Independência”.
No caminhão ainda há espaço para arte com onze painéis com reproduções de obras feitas por brasileiros e artistas internacionais. As peças escolhidas remetem a momentos históricos importantes da história do Brasil e das Américas que tiveram influência no processo de independência brasileira.
A exposição também destaca a presença das heroínas brasileiras que tiveram participação na emancipação do Brasil como Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, Bárbara de Alencar, Ana Maria José Lins, Maria Felipa de Oliveira, Maria Clemência da Silveira Sampaio, Maria Quitéria de Jesus e a Imperatriz Leopoldina.
O caminhão estará estacionado na área externa do Centro de Convenções até o último dia de evento e receberá duas sessões especiais hoje, dia 14:
14/11: Caminhão Museu – Itinerários da Independência
18h30
Independência do Brasil. As mulheres que estavam lá: Princesa Leopoldina, Ana Lins, Hipólita Jacinta.
Convidadas: Virginia Starling | Socorro Acioli | Heloisa Starling
Mediação: Schneider Carpeggiani
19h30
Independência do Brasil. As mulheres que estavam lá: Maria Felipa, Maria Quitéria e a Baianinha
Convidadas: Cidinha Souza | Marcela Telles | Patrícia Valim
Mediação: Josélia Aguiar