Com ações sociais, projeto leva ajuda às pessoas em situação de rua em Salvador
Por Luís Felipe Guimarães
Revisão: Edvânio Junior
Desde o início da pandemia, a crise tem afetado cada vez mais os brasileiros, acentuando as desigualdades sociais e econômicas do país. Diante dessa situação, pensando em dar um auxílio às pessoas mais afetadas, foi criado o projeto Corações Solidários.
Fundado em abril de 2020, por Natasha Zaidan, o projeto foca em ajudar pessoas em situação de rua. Levando amor, recursos e alimentos às famílias em extrema necessidade e, também, incentivando a população a praticar o ato da doação e ajudar o próximo.
O Corações Solidários realiza ações mensais, totalizando em 12 ações ao ano, nas quais os voluntários se reúnem nos bairros e comunidades mais carentes de Salvador para prestar apoio às famílias e distribuir brinquedos, roupas, comidas e produtos de higiene pessoal.
Em datas especiais, como Dia das Crianças e Natal, são feitas ações em instituições sociais, onde, além da distribuição de mantimentos e produtos, também são feitas atividades lúdicas, como apresentações e animações feitas pelos próprios voluntários.
A arrecadação é feita através da contribuição das pessoas que podem colaborar de maneira financeira com doações de comidas, roupas, brinquedos ou até mesmo dinheiro. Além disso, pode-se ajudar doando seu tempo ao participar das ações, triagens e divulgando o projeto.
Fazendo a diferença
Natasha Zaidan, fundadora e diretora do projeto, conta que a importância do projeto é beneficiar quem tem fome e dar um auxílio para quem mais precisa, levando alento, roupas, cuidado, carinho e atenção às pessoas em situação de rua.
Segundo a diretora de 37 anos, é muito gratificante chegar nas ruas durante as ações e ser recebida com alegria e com abraços daqueles que são desassistidos pela sociedade.
“Apesar da fome e frio que eles sentem, eles nos recebem com muito amor no coração”, relata Zaidan
Já para Rafael Neves, voluntário do Corações Solidários, a importância do projeto é ser um elo entre a sociedade e as pessoas de vulnerabilidade social.
“Ter e ser esse elo implica muito nisso de motivar as pessoas a quererem participar e ajudar a causa”, ressalta Neves.
De acordo com o voluntário de 33 anos, o projeto social também é importante para ajudar a combater o desequilíbrio social, tentando amenizar a situação através das ações.
“O projeto é importante por isso, não só para tentar cobrir das políticas públicas que não estão funcionando muito bem, mas também porque ajuda a fazer a sociedade mais equilibrada”, conta Neves.
Neves ainda salienta que os resultados das atividades do projeto têm sido positivos e que ao longo das ações o Corações Solidários tem impactado a vida das pessoas. “As pessoas nos contam o quão é importante para eles ter aquele momento e das ajudas que a gente faz”, relata o voluntário.
“Participar dessas ações traz uma sensação que você é parte de um todo, de um grupo, de uma comunidade. Doe seu tempo, doe sua energia e você consegue fazer o bem para quem precisa.”, reforça Neves
Para realizar doações e participar das ações feitas é só entrar em contato através do Instagram do projeto (@coracoessolidariosssa).