Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Empreendedorismo feminino: 55,5% das novas empresas abertas na pandemia são lideradas por mulheres

Empreendedorismo feminino: 55,5% das novas empresas abertas na pandemia são lideradas por mulheres

Da Redação
5 de julho de 20225 de julho de 2022 No Comments
Empreendedorismo feminino Negócios

Pesquisa mostra que as mulheres se ajustaram mais facilmente à crise e encontraram soluções no empreendedorismo

Por Maria Eduarda
Revisão: Antônio Netto

Com os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia do coronavírus, o empreendedorismo foi uma das formas que as mulheres encontraram para garantir uma renda e, consequente, a autonomia pessoal.

Conforme dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, realizada em parceria com o Sebrae, 55,5% das novas empresas criadas no período pandêmico foram abertas por mulheres.

Empreender no Brasil durante a pandemia já era uma tarefa difícil. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 58,9% das pequenas empresas no Brasil interromperam o funcionamento temporariamente durante a pandemia. Enquanto 31% mudaram o seu funcionamento, se adaptando ao trabalho remoto, atendimento online ou horário reduzido.

“Acredito que nós, mulheres, já demos um grande passo e evoluímos muito diante do cenário de antigamente, mas não posso negar que ainda nos deparamos com muitas dificuldades e principalmente atitudes machistas. O segredo é estar convicto do propósito que teu negócio carrega e focar nele”, declara Ariana Neiva (30), empreendedora de uma marca de roupas femininas.

(Foto: Acervo pessoal) O “Showroom” de Ariana Neiva fica localizado na Avenida Jorge Amado, no bairro do Imbuí em Salvador. 

Levando em consideração a elaboração, planejamento e preparação, a marca de Ariana já conta com dois anos e meio de existência, porém apenas um ano de vida ativa com o público.

Suas principais motivações para cumprir a aspiração em empreender foi o desejo de ser mais presente na vida dos filhos, poder se realizar profissionalmente e ajudar outras mulheres.

Tendo que lidar com uma jornada dupla de trabalho, ou até mesmo tripla, realizando tarefas domésticas e trabalhando, 68% das empreendedoras disseram ser capazes de se adaptar às mudanças e citaram a resiliência e a gestão estratégica com aprendizado, consoante a pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) de 2020.

“O propósito da marca surgiu exatamente após ter enxergado com clareza sobre a minha autonomia. Com isso, passei de ‘apenas vender roupas’ para fazer com que mulheres enxerguem o que realmente são e se tornem donas de suas próprias histórias” relata Neiva.

Ariana Neiva (Foto: Acervo pessoal)

“A minha marca de roupas femininas carrega consigo a motivação de ajudar mulheres a se reconectarem consigo mesmas e a realçar sua identidade e poder, aumentando sua autoestima através de nossos looks”, relata a empreendedora.

Com o processo de digitalização avançando gradativamente, principalmente durante o período pandêmico, o home office teve grande importância para as mulheres de negócios, que queriam ter a sua própria empresa, mas ao mesmo tempo precisavam compartilhar uma rotina com suas demais atividades caseiras.

(Foto: Acervo pessoal) É pelo perfil no Instagram da marca onde Ariana realiza a maioria de suas vendas.

“A internet de uma forma geral é uma grande aliada, se não posso dizer até minha ‘funcionária’ [risos]. É necessário aprender a extrair o melhor dessas plataformas, elas contêm ferramentas poderosíssimas que nos aproximam de pessoas, enquanto uma loja física não me possibilitaria da mesma maneira. Hoje temos um Showroom, local onde os clientes podem visitar para ver  de perto as peças e etc, mas a maioria das minhas vendas são feitas através das redes sociais’, conclui Neiva.

Ainda de acordo com a pesquisa IRME (2020), verificou-se o crescimento do uso de sites próprios e de ferramentas vendas online durante o período. As ferramentas digitais mais utilizadas pelas mulheres empreendedoras foram aplicativos de mensagem (89%), redes sociais (83%), site ou blog próprio (67%) e e-commerce ou marketplace (55%).


Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.

Navegação de Post

Moda circular: conheça a nova tendência de consumo que diminui o impacto ambiental da indústria têxtil
Go Skateboarding Day: 18 anos do dia mundial do skate e relatos de skatista soteropolitano

Related Articles

Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador

Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car

PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Semana dos Museus: Conectando Passados, Criando Futuros
  • CopaFacs: de campeonato universitário à Copa do Povo
  • Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador
  • Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car
  • PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual
  • Piastri conquista Miami, e abandono de Bortoleto adia sonho brasileiro
  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes