Foram investidos aproximadamente R$ 170 mil no novo centro de beleza que já empregou mais de 30 funcionários
Por Alice Souza e Marco Dias
Revisão: Antônio Netto
Quebrando tabus e mostrando que beleza é para todos, sem distinção de condição social, o jovem empresário Marcelo Santiago, 23 anos, inaugurou no mês de abril, no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador, o maior centro de beleza de toda região.
“Vendia amendoim na rua para sustentar a casa com minha avó, que foi como uma mãe para mim. Busquei mais conhecimento, um divisor de água em minha vida. Fechei um salão em Simões Filho e, na pandemia, abri um novo em Salvador e já expandi o negócio”, conta Santiago.
Foi analisando o perfil das regiões de Salvador, que o empresário observou um grande potencial no subúrbio da cidade, região que sofre com a discriminação por ser um local afastado dos grandes centros da capital.
Foram investidos aproximadamente R$ 170 mil no novo centro de beleza, que leva seu nome, que conta com um espaço de 300 m² em um ambiente luxuoso. Além disso, o empreendimento já empregou mais de 30 funcionários, todos da região suburbana.
História empreendedora
A vida do jovem empresário não foi fácil. De família pobre, nascido e criado na suburbana, Santiago chegou a vender milho, amendoim e cremosinho nas ruas da capital baiana para levar o sustento para casa e colaborar com as despesas da família.
A primeira oportunidade para trabalhar cuidando das madeixas da clientela aconteceu quando ele tinha apenas 14 anos, em um salão no município de Simões Filho, na região metropolitana. Foi naquele local que Santiago começava a trilhar um novo caminho.
O empreendedor trabalhou em vários salões de luxo e, segundo ele, observava o preconceito da sociedade com as pessoas menos favorecidas financeiramente. Essa análise o fez almejar o seu próprio salão com um serviço diferenciado.
Aos 16 anos, o empreendedor abriu um pequeno salão e em pouco tempo foi se tornando conhecido. Desde então, buscou especialização e inovação. O cabelereiro criou uma técnica de mechas e alisamento capilar sem formol, tornando-o referência em alisamento.
Na pandemia da Covid-19, que assolou o mundo e fechou diversos negócios, Santiago foi na contramão e resolveu fechar o salão que tinha em Simões Filho e abriu um novo espaço no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Tamanha ousadia deu resultado positivo, possibilitando a abertura do no centro de beleza em Paripe.
Além dos atendimentos estéticos, Marcelo Santiago ministra cursos sobre técnicas de alisamento e se prepara para lançar sua marca de cosméticos, com uma linha de alisamento capilar e um linha de tratamento pós química.
Mercado da beleza
Segundo dados da Associação Brasileira de Salões de beleza (ABSB), o setor reúne e todo país mais de um milhão e 250 mil profissionais, salões e CNPJ voltados ao ramo da beleza. Destes, um milhão são micro e pequenos empreendedores.
O mercado de beleza se desenvolve junto com o crescimento da população e a demanda continua aumentando.
Confira o podcast:
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.