Estima-se que até 2030 a morte por câncer seja a primeira causa no mundo, passando a frente das mortes causadas por doenças cardiovasculares
Por Ana Azizi
Revisor: Alice Souza
No mês de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data celebrada no último dia 8. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ampliar e difundir as ações de prevenção da segunda doença mais letal do mundo.
No Brasil são 626 mil casos novos por ano, com 232 mil mortes. O número alarmante é devido ao baixo investimento em prevenção.
Estima-se que até 2030, a morte por câncer seja a primeira causa no mundo, superando as mortes causadas por doenças cardiovasculares, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). 365 سبورت
Em Salvador, só no ano de 2020, cerca de 7000 casos foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Para Sônia Sales, diretora técnica do Hospital Aristides Maltez, unidade de referência no tratamento de câncer em Salvador, é indispensável falar sobre prevenção e, assim, falar sobre diagnósticos e tratamento. قنوات beoutq الرياضية
O atendimento no hospital é gratuito, o paciente com suspeita ou diagnóstico da doença pode fazer uma triagem para receber tratamento, diretamente na unidade hospitalar. Para agendar o atendimento basta ligar para o número 3357-6900. www 888casino com
“Para buscar atendimento é necessário que o paciente, entre em contato via telefone com o hospital para agendar uma avaliação, após isso a avaliação ocorre no prazo de 18 horas”, explica a diretora.
De acordo com a diretora, o hospital recebe todos os pacientes com suspeita ou em processo de tratamento, sendo eles da capital baiana ou de cidades do interior, entretanto é necessário passar pelo processo de regulação, para que a transferência seja efetuada e o tratamento iniciado.
Avanço nos tratamentos
No SUS a área de oncologia é projetada para atender de forma integral e integrada os pacientes que necessitam de tratamento sejam eles: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e medicamentos, dependendo do tipo, natureza, localização e grau da doença.
Atualmente, a Rede de Atenção Oncológica é formada por estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) ou como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).
Porém o número de hospitais especializados no tratamento ao câncer, não atende a demanda de doentes.
Entretanto, para aqueles que conseguem o tratamento através do sistema, a luz no fim do túnel, remete alegria. É o caso da aposentada Vera Hereda, que descobriu o câncer na mama e teve toda assistência do SUS para a cura da doença.
Dona Vera, conta que embora seja grata por conseguir o tratamento, existe uma superlotação do sistema que dificulta o acesso ao tratamento.
“Sou grata ao SUS, por ser atendida através dele e costumo sempre fazer elogios sobre o tratamento que recebi, porém eu sei de muitos que não tiveram a sorte de conseguir atendimento, pois o sistema é muito lotado”, comenta Vera Hereda.