Por Frederico Sólon
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Fotos: Carolina Magnativa / AVERA
Mídia externa mais antiga presente no cotidiano dos brasileiros, o outdoor foi tema de uma palestra na semana curto-circuito promovida pela escola de comunicação e design da Unifacs.
A atividade contou com a mediação do professor Pablo Caldas, que recebeu os profissionais Rafael Linhares, da Central Outdoor, e Pedro Rocha, da Agência da Rocha, que compartilharam suas experiências com as turmas noturnas do curso de Publicidade e Propaganda da instituição.
Linhares tratou sobre aspectos importantes para a produção dessas peças publicitárias, a sua relação com o mundo digital e apresentou cases de peças que foram exibidas nas ruas e avenidas de Salvador e RMS.
“A mídia exterior tem que ser simples, rápida e direta” disse ao relatar o que os clientes e publico esperam ver no Outdoor. Ele também destacou a colaboração da tecnologia na produção dos outdoors, por ela permitir aos publicitário trabalhar com métricas que auxiliam na produção de um material mais elaborado.
Rocha enfatizou que o outdoor é uma mídia de impacto e que contribuiu de forma considerável para a consolidação do entretenimento baiano, por se tratar da principal ferramenta de divulgação das festas privadas do estado no período anterior à eclosão das redes sociais.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto Outdoor Universitário criado pela filial baiana da Central Outdoor, que tem o objetivo de estimular os estudantes a criarem peças publicitárias de temas predefinidos que serão colocadas nas ruas de Salvador.
A iniciativa já está na terceira edição e conta com a participação de algumas universidades baianas, entre elas a UNIFACS, e se apresenta como uma forma de interligar os estudantes com o mercado publicitário. .