Para manter o funcionamento durante a pandemia, o Museu de Arte da Bahia reabre seu espaço apostando nas divulgações através das mídias sociais e parceria com o Google Arts & Culture
Impedido de receber visitas presenciais, até agosto de 2021, devido a pandemia do Covid-19, o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, precisou se reinventar para atingir o público online. Mas agora, mesmo com a reabertura do espaço, as mudanças tecnológicas e digitais continuam sendo realizadas.
“Lives, oficinas virtuais, concertos de música, vídeos, Leituras de Mundo – projeto da Biblioteca através de lives, atividades de artes para o público, etc. As ações tinham relação com o acervo do Museu, artes plásticas, museologia, temas ligados à pandemia”, conta Josane Oliveira, responsável pelo Setor Educativo do MAB.
A responsável relata que durante a pandemia todas essas atividades foram organizadas pelos funcionários do espaço, através de reuniões virtuais, em que planejavam ações e conteúdos que viriam a ser divulgados nas redes sociais do museu.
Uma das parcerias reforçadas durante a pandemia, que continua mesmo após a abertura presencial do espaço, é o projeto Google Arts & Culture, mantido pelo Google em colaboração com os museus espalhados por diversos países.
O site oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de artes do mundo, a exemplo do Museu do Louvre, em Paris.
Esse vínculo, que já vinha desde 2018, foi firmado, por coincidência, em 2020, no ano de comemoração do centenário do MAB. Por conta da produção de imagens, conteúdo virtual e fechamento de contrato, o processo só foi concluído após esses dois anos, durante a proibição das visitas presenciais.
Camila Guerreiro, assessora da Diretoria do Museu, afirma que através deste projeto as pessoas conseguiram matar a saudade ou simplesmente conhecer o espaço. “Conseguimos novos olhares, novos visitantes que hoje não podem ser negligenciados, com o retorno presencial do museu”, completa Guerreiro.
Joel Calixto, fiel acompanhante dos eventos online realizados pelo MAB, relata sua experiência de visita ao projeto de parceria com o Google Arts and Culture: “Não é o mesmo de estar no ambiente, mas ganhamos a possibilidade de aproximar a obra com o recurso de zoom de forma que é impossível na visita presencial.”
Além disso, Calixto conta que teve uma boa relação com o museu a partir das ferramentas digitais disponibilizadas. “O MAB passou a usar basicamente as redes sociais para divulgar seus eventos. Por conta disso, o público mais familiarizado com estas plataformas se manteve informada”, relata.
Calixto relembra ainda que os frequentadores do MAB antes da pandemia eram senhores de meia-idade e idosos, e que pela falta de familiaridade com tecnologias esse público se manteve mais afastado em relação aos eventos virtuais: “Estes não puderam ser devidamente alcançados”.
Exposição de Alberto Valença
Em 21 de outubro de 2021, o MAB inaugurou em seu salão principal, em homenagem ao pintor baiano Alberto Valença, a exposição “Conversando com a Pintura de Alberto Valença”, a primeira realizada após a reabertura presencial do museu. A exposição, ainda em vigor, conta com 70 obras do pintor baiano.
Para Ana Paula Freire, acompanhante dos eventos do MAB, a exposição é de uma imensa profundidade, que enfeitiça os sentidos. “A exposição foi um mergulho profundo nas emoções e encantamentos de um pintor que se deliciava ao retratar cada paisagem, cada cenário, cada local”, descreve Freire.
Além dos sentimentos profundos despertados por Valença, Freire ainda conta que o pintor retrata a Bahia de uma forma inédita: “Ele nos convida a passear pelo tempo, mostrando paisagens da nossa terra como jamais vimos e nos desperta um saudosismo, muitas vezes profundo, de algo que poderíamos ter visto antes com esse olhar aguçado e sensível passado por ele”.
A exposição “Conversando com a Pintura de Alberto Valença” estará disponível até dia 30 de janeiro de 2022. Os visitantes podem conhecer as obras de Alberto Valença de terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 13h às 17h.
Repórteres: Ana Vitória Aziz Santos, Everson Gomes Quirino, Everton Santos Ferreira, Fernanda Santos da Silva, Monique Cardoso Sousa.
Revisão: Antônio Netto
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.