Através de doações de fiéis da Igreja e interessados em ajudar, o projeto social doa alimentos, roupas e ajuda na ressocialização de pessoas vulneráveis
Por Neilton Batista
Revisão: Antônio Netto
Com o agravamento do número de pessoas em situação de rua, principalmente pelas consequências econômicas da pandemia, o projeto social Caminho de Caridade surgiu para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, levando alimento físico e apoio espiritual.
O projeto social foi idealizado por Rogéria Samways e Paulo Reis, em dezembro de 2020, através do núcleo da Igreja Santo Antônio da Barra, em Salvador.
Os amigos relatam que viram a necessidade de colocar em prática ações que ajudassem a vida de pessoas em condições de rua, já que muitas delas precisam de doações feitas pela sociedade para sobreviver.
Os coordenadores do Caminho de Caridade, juntamente com os fiéis da Igreja, arrecadam alimentos, roupas, produtos de limpeza e realizam mutirões de doação por toda a cidade para entregar os materiais para pessoas em situação de extrema pobreza nas ruas.
Além disso, o Caminho de Caridade tem parcerias com outros projetos sociais, que atendem no Brasil inteiro, resgatando pessoas em situação de rua e inserindo-as na sociedade, dando casa, trabalho e o direito de sonhar novamente.
Segundo o coordenador Paulo Reis, o foco do projeto é resgatar pessoas que vivem às margens da sociedade, e através do amor e compaixão, transformar suas vidas: “Temos mais de 20 casas de acolhimento espalhadas pelo Brasil, só aqui em Salvador são duas, junto com essas parcerias conseguimos dar uma nova caminhada para esses irmãos”.
“Nossas ações acontecem geralmente uma vez por semana, aos sábados e sextas-feiras. Em média distribuímos mais de 250 quentinhas por ação, são escolhidos os locais mais necessitados da cidade”, explica Reis.
Samways ressalta que se sente realizada em saber que de alguma forma está mudando positivamente o dia de uma pessoa.
“Para se ter noção, no início as ações eram uma vez ao mês, hoje conseguimos fazer todos os finais de semana, além de levarmos o pão para essas pessoas, levamos também atenção, afeto, uma palavra amiga, conversando com elas, e falando sobre a palavra de Deus”, relata orgulhosa a coordenadora.
Impactado pelo projeto
Francisco da Silva é ex-usuário de drogas, que chegou a morar nas ruas devido aos vícios. Durante uma ação da Obra Lumen, que também é um projeto vinculado ao Caminho de Caridade, Francisco aceitou ser resgatado e teve sua vida restaurada.
“Antes de conhecer o projeto minha vida era um verdadeiro inferno, passei perto de morrer diversas vezes. Quando tive a oportunidade de mudar de vida não pensei duas vezes. A forma como eles me acolheram foi surreal”, relata emocionado Francisco da Silva.
Hoje, Silva trabalha voluntariamente na obra social ajudando pessoas viciadas em drogas e em condições de rua. “Saber que estou salvando uma pessoa do fundo do poço no qual eu já estive um dia, enche meu coração de amor e gratidão”, conta.
Como ajudar o projeto
Caminho de Caridade não tem ajuda governamental. O projeto existe graças às doações de fiéis da Igreja Santo Antônio da Barra e pessoas que de alguma forma se interessam em ajudar.
Para quem tem vontade de ser um voluntário do projeto, atuando diretamente nas obras sociais ou ajudando o Caminho de Caridade com doações de alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal, é preciso entrar em contato com um dos organizadores.
Basta entrar em contato com Rogéria Samways, através do número (71) 9933-2659, ou Paulo Reis, pelo (71) 99192-3548.
Através do Instagram @atualigrejasantoantoniodabarra também é possível conferir os registros do projeto e dados para entrar em contato com a equipe de trabalho.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.