Segundo o Professor e Cineasta Renato Candido, falta de representatividade é um reflexo da falta de oportunidade
Por Elias Pereira
Revisão: Catherine Marinho
O projeto de extensão FUSCA, da Unifacs, realiza a roda de conversa com o tema “O corpo negro no cinema: estéticas e outras políticas”.
O evento aconteceu na última quinta (27), e contou com a mediação do professor Iran Pontes (UNIFG-PE) e participação do professor e cineasta Renato Candido, como palestrante responsável, que provocou o público sobre a participação do negro no mundo cinematográfico.
De acordo com Renato, sua visão foi moldada através das experiências que viveu durante o período da graduação, quando os filmes Cidade de Deus, Tropa de Elite e Cidade dos Homens faziam muito sucesso nos cinemas.
“Na medida que fui me desenvolvendo, fui aprendendo que precisava contar as histórias do povo que me forma e de onde eu venho”, conta Candido.
“Pelo fato de eu estar em um lugar elitizado, eu entendi que eles não iriam contar e humanizar as histórias da periferia, então eu fui sentindo um dever e necessidade, porque mesmo eu estando dentro do cotidiano audiovisual, o racismo vai tentar me silenciar e silenciar as histórias que eu estou tentando contar”, relata Candido.
Só que esse caminho de inserção dos negros ainda tem sido a passos lentos. A primeira aparição de um “Super-herói” nas telonas foi no ano de 1941. O primeiro filme dessa categoria protagonizado por um negro só veio a acontecer em 2018, com o longa “Pantera Negra”.
A falta de representatividade é um reflexo também da falta de oportunidade. Segundo Candido, durante todo o processo de desenvolvimento de um projeto, o racismo vai criando entraves.
“Quando a gente vai vendo a disputa por edital de curta, filme, longa série e tudo mais, vemos os gargalos. Na medida que as pessoas pretas vão pleiteando, a gente vai percebendo que existe esse degrau de impedimento dessa galera acessar esses recursos”, relata Candido.
A roda de conversa foi transmitida através do canal da Fusca e segue disponível para todos os interessados: https://www.youtube.com/watch?v=PfMy7w0nYHk&t=1259s
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado