Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Lives Unifacs
  • Aulas remotas: live promovida pela Unifacs discute didática em meio à pandemia

Aulas remotas: live promovida pela Unifacs discute didática em meio à pandemia

Da Redação
7 de maio de 20217 de maio de 2021 No Comments
Educação Live Unifacs Pandemia UNIFACS

O evento contou com a presença da professora Sara Santiago, que desenvolveu alternativas para lidar com o cenário pandêmico

Por Tainara Neves
Revisão: Ismael Encarnação

Com a atual situação pandêmica, as instituições de ensino também foram impactadas com o novo modo de viver e, com isso, métodos mais tecnológicos foram adotados e mudaram a didática tradicional. Para falar sobre o assunto, a professora Sara Santiago foi a convidada da live realizada nesta terça-feira (4), feita através da plataforma BlackBoard da Unifacs.

Segundo o professor Edson Silva, a ideia de realizar um evento capaz de discutir e compreender a didática do momento atípico tem como principal objetivo proporcionar um diálogo necessário entre os estudantes e os professores.

Professor Edson Silva

Além de contribuir para o público mais geral, a conversa revela a necessidade de repensar processos avaliativos e atividades, itens essenciais para qualquer professor e estudantes de pedagogia.

A live                

Durante o evento, a professora Sara Santiago faz uma reflexão sobre problemas enfrentados nas escolas públicas, como a dificuldade de acesso à Internet, situação comum de muitos estudantes.

“Eu fiz uma enquete e 60% a 70% dos meus alunos não tem acesso à rede WiFi em casa; acabam usando dados móveis em celulares que não tem qualidade para suportar a demanda das atividades”, conta Santiago.

Professora Sara Santiago/ Foto: arquivo pessoal

Segundo a professora, neste cenário, os docentes precisam de criatividade na escolha dos materiais que serão utilizados, para conseguirem prender a atenção dos alunos e não permitir a dispersão nas aulas realizadas remotamente.

Santiago relata ainda que suas atividades são feitas de maneira a oferecer alternativas para aqueles alunos que não tem internet em casa. Assim, as suas aulas contam com exercícios manuscritos e o estímulo de leituras que solicitam a busca de informações sobre determinado cientista, dentre outras atividades.

Uma das preocupações da professora é a de que os alunos acabem esquecendo como escrever de forma manuscrita, justamente pelo intermédio que os dispositivos eletrônicos fazem na comunicação.

Mas, ainda assim, a professora acredita  que programas interativos como o Kahoot podem ser educacionaise têm ajudado nas aulas remotas. Além disso, Santiago diz ainda que os docentes não deixarão de usá-los quando o ensino presencial for retomado.

“O conhecimento precisa ser muito bem pensado diante do que vai ser proporcionado para os alunos. Isso permite aos estudantes do curso de pedagogia uma formação que esteja diretamente relacionada ao contexto atual, oferecendo mais uma preparação”, conclui o mediador Edson Silva.


Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.

Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado

Navegação de Post

Campanha de cuidado com os olhos enfatiza o desgaste causado por aparelhos eletrônicos
Racismo: “No Brasil, lutamos para sobreviver, não para viver”

Related Articles

Live Unifacs UNIFACS

Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs prestigia a Comunicação Organizacional

Comunicação Curto Circuito UNIFACS Unifacs Lives

VEM AÍ! Evento Curto Circuito recebe alunos de comunicação no início do semestre 22.1

Jornada Social Media Live Unifacs Social Media

Jornada Social Media está voltando com foco no empreendedorismo digital

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador
  • Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car
  • PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual
  • Piastri conquista Miami, e abandono de Bortoleto adia sonho brasileiro
  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes