Classificação inédita é reflexo do processo de reinvenção da Atlética Soberana no contexto de isolamento e resultado do investimento nas competições online
Por Rodrigo Portela
Revisão: Fernanda Abreu
A prática de jogos online vem se intensificando ao longo dos anos, desde o advento da internet, mas é inegável que por conta do isolamento social, essa prática ficou ainda mais elevada, afinal, se trata de uma modalidade que pode ser desempenhada em um formato à distância.
Dessa forma, atléticas acadêmicas que têm como algumas de suas características a integração entre os alunos e o incentivo a prática de esportes, passaram a investir ainda mais nas competições online.
Primeira atlética da Bahia, a Soberana, grupo representante dos alunos do curso de direito da Unifacs, foi uma das que se reinventaram e apostaram nas competições de jogos online nesse contexto de pandemia.
“No início da pandemia, a gente tratava como algo para lidar durante a pandemia, mas agora temos certeza absoluta que é uma coisa que veio pra ficar”, pontua Gabriel Cerqueira, presidente da Atlética Soberana, campeã dos Jogos Universitários de Direito em 2020, competição que contava com 5 modalidades em formato e-game.
Todo o investimento feito em cima dos jogos online e da preparação para essas competições está rendendo ótimos frutos para a Soberana. A equipe enviou um representante para disputar a semifinal de Fifa dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), a maior competição universitária de e-Sports do Brasil, que aconteceu entre os dias 27 e 28 de abril em Brasília.
A Bahia sendo representada nacionalmente
Paulo Victor Souza sempre foi apaixonado por futebol e já sonhou até em ser jogador profissional. Começou a jogar vídeo game ainda novo, e, em especial, se interessava pelos jogos de futebol digital, como é o caso do Fifa.
Desde 2019, Souza começou a participar de campeonatos e passou a ser verificado pela EA Sports, produtora do jogo.
“A sensação é ótima de você tá representando outras pessoas, a Atlética, toda a faculdade, e no Jubs, em especial. Estar representando o seu estado, colocando a Bahia no topo de alguma modalidade”, fala Souza, o único representante do estado nas semifinais presenciais em Brasília.
O atleta, que jogava futsal na Atlética Soberana, ficou em terceiro lugar nas semifinais presenciais dos e-jogos, mas tem a sensação de dever cumprido e diz que vai em busca do título na próxima edição.
Apoio da atlética
“Com relação ao campeonato, eles sempre estiveram bem presentes, se dispuseram a me ajudar da forma que eles pudessem, estavam torcendo bastante nas transmissões”, conta Souza ao falar sobre a importância da atlética durante o campeonato virtual.
Souza salienta ainda que a Soberana foi fundamental no processo de transição da escola para a universidade, proporcionando amizades e contribuindo para a sua adaptação no ambiente acadêmico.
Para conhecer mais sobre a atuação da Atlética Soberana, basta seguir Instagram.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.