O público Geek sente falta! Únicos eventos voltados para este mercado em Salvador também foram cancelados
Por Ian Peterson e Thiago Teixeira
Revisão: Antônio Netto
Em Salvador tem se tornado comum a participação do público geek e nerd em eventos voltados para esses nichos. O Gamepolitan, o Bon Odori e o Anipolitan, são os principais eventos que acontecem na capital baiana.
O público comparece para reunir os amigo, apresentar seus cosplays, se divertir na área de jogos, para comprar artigos ou conhecer as novidades que os evento trazem.
Porém, em decorrência da pandemia do coronavírus, os eventos presenciais na capital baiana foram cancelados, a fim de diminuir o risco de contágio e consolidar o compromisso com as medidas sanitárias.
Uma das empresa que cuida da organização desses eventos é a Agência Cultural 42, com exceção do Bon Odori, que é realizado pelo Governo do Estado e a “42”, como é conhecida, organiza apenas uma parte do evento.
Para contornar o ano sem os eventos presenciais, a empresa produziu eventos no formato digital, como wokshops e eventos online. Um exemplo é o painel Live GamesUJ, um quadro que fala sobre a importância dos jogos na sociedade e outros temas, sempre relacionados ao games.
O crescimento do mercado geek e sua popularização
Com a popularização dos heróis, através dos filmes em live action, Marvel e DC – sem se esquecer da aclamada franquia de Star Wars –, além de séries em diversas plataformas diferentes, o mercado relacionado e esse universo tem crescido cada vez mais no mundo.
O mercado geek movimenta mais de R$ 138 bilhões no mundo todo e está em um momento de grande expansão. No Brasil, as licenciadoras começaram a entender que o país tem demanda, qualidade e capacidade para fazer um bom trabalho para suas marcas.
Para além dos filmes, existem diversas formas de consumir os produtos das franquias, como canecas, camisas, jogos, séries, actions figures – aqueles “bonequinhos” meio caros, sabe?! É possível encontrar tudo isso em eventos voltados para a cultura pop/geek.
Normalmente, em Salvador, no primeiro semestre do ano acontece o Gamepolitan, evento voltado para o público gamer e que reúne anualmente 14 mil jovens. De 2016 até 2019, o evento aconteceu no campus da faculdade Unijorge.
Durante dois dias, o Gamepolitan conta com diversos campeonatos, incluindo os aclamados League of Legends, FIFA e Just Dance. Além de concurso de cosplayers e muitos produtos a venda.
O evento conta ainda com muitos desenvolvedores de games independentes que, ao exporem seus jogos e apps, têm uma grande visibilidade e feedbacks das pessoas que testam seus produtos.
Há também grupos voltados para tecnologia como a equipe do Raul HackerClub, que em seu site se classificam como “grupo de pessoas interessadas emcompartilhar tecnologia, aprendizado de forma colaborativa, aberta, ousada e livre”.
No segundo semestre do ano acontece o Anipolitan, o evento reúne 12 mil pessoas na capital baiana. O evento também acontece no fim de semana, geralmente no mês de dezembro.
Diferente do Gamepolitan, o Anipolitan é voltado para um público mais amplo e que abrange a não só gamer, atraindo amantes de séries, filmes, animes. Os campeonatos e os cosplayers que ocorrem no Gamepolitan acontecem também no Anipolitan, mas o grande diferencial está nos convidados que vão ao evento. Em 2017, estiveram presentes Tânia Gaidarji, famosa por dublar a Bulma, de Dragon Ball, e também, Gabriel “Kami”, importante jogador do cenário brasileiro de League Of Legends
O público sente falta
Os estudantes Yuri Teixeira, Lucas Souza e Bárbara Almeida costumam comparecer aos eventos de Salvador. “Todos os eventos que eu pude ir foram marcantes para mim de maneira positiva”, relata Teixeira.
“Além de poder socializar com pessoas que eu sei que têm os mesmos gostos que eu e poder fazer novas amizades, acho que os convidados era o que mais me motivava a ir”, conta o jovem de 18 anos.
Bárbara Almeida, sente falta de encontrar os amigos: “Me sinto sempre nostálgica, é um tempo de rever as pessoas que moram no interior, por exemplo, e acabam vindo para esses eventos”.
“Cada evento é algo único e cria lembranças e recordações de cada um, além de fazer amigos novos”, reflete a estudante de Marketing.
Para Souza, ainda que o digital permita os eventos e compras onlines, o “presencial” faz muita diferença.
“Eu consigo comprar através da internet, ainda mais com o momento da quarentena que tornou ainda mais comum para mim a compra virtual, mas os eventos eram sim uma boa oportunidade de encontrar muitas coisas legais”, conta Souza.
Teixeira, no entanto pontua a questão do processo de entrega nas compras da internet, que diferentemente da compra no evento é necessário esperar um tempo para ter o produto.
“Com certeza a forma mais fácil de conseguir camisas ou materiais de ótima qualidade era nos eventos. Basicamente a única outra opção que tinha além dos eventos era recorrer a internet e ter que esperar todo o processo pra receber minha compra”, relata o estudante.
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