Laboratórios amplos, aprendizados essenciais para a formação dos estudantes e áreas com importante saída de mercado. Conheça as opções ofertadas pela Universidade Salvador
Por Márcia Moreira e Marina Araújo
Revisão: Henrique Trindade
Talvez ao ouvir falar sobre cursos superiores de Gastronomia, Estética e Cosmética, Design de Moda e Design de Interiores, mesmo que bastante distintos entre si, exista um certo desconhecimento generalizado sobre áreas de atuação, a importância desses profissionais e quais metodologias são aplicadas na faculdade.
Por isso, conversamos com coordenadores, professores e estudantes para entender melhor quais os fatores relevantes dessas profissões e a necessidade desses graduandos para o mercado de trabalho.
Gastronomia
O curso de Gastronomia da Unifacs é formatado para ter quatro semestres de duração e visa gerar a valorização dessa profissão.
A graduação tecnológica prepara o futuro profissional para atuar em restaurantes, bares, cafeterias, hotéis, consultorias e como personal Chef, garante a coordenadora e professora do curso, Luisa Talento.
Enquanto o mercado de trabalho não exige o diploma dos atuantes na área, ser formado acaba por ser “um diferencial no mercado que é tão competitivo. O aluno graduado possui conhecimentos de gestão, segurança alimentar, custos, além de toda a operação que engloba uma cozinha profissional”, salienta a coordenadora.
Para Natasha Souza, estudante do quarto e último semestre, é exatamente esse estímulo às habilidades de gerenciamento de restaurantes, e à forma correta da manipulação dos alimentos que torna o curso um fator essencial para o mercado de trabalho.
O curso de Gastronomia ainda conta com uma ampla área prática, com equipamentos modernos e professores com experiência de mercado. “Além da parceria com estabelecimentos, para práticas dos alunos e realização de eventos externos”, adiciona Talento.
Estética e Cosmética
Na Unifacs, o curso de Estética e Cosmética é oferecido em grau de bacharelado, com duração de dois anos e meio, sendo estudados assuntos imprescindíveis para o profissional da área, como nutrição, fisiologia, anatomia e farmacologia.
A estudante Tauane Rodrigues está no 4º semestre do curso e diz que se inspirou no seu gosto por trabalhar com imagem pessoal, para ingressar nesta área.
“Na verdade, eu sempre gostei de tudo que envolvesse a autoestima das pessoas, fazer as pessoas se sentirem bem, é isso que o esteticista faz, se preocupa em oferecer saúde e bem-estar ao paciente por meio de tratamentos corporais, faciais e capilares”, explica a estudante.
Rodrigues conta que é dona de uma loja de cosméticos online e deseja estar sempre aperfeiçoando seus conhecimentos através de cursos. “Meu objetivo é terminar a faculdade e abrir uma loja física de cosméticos”, completa.
A coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unifacs, Maria Clara Pavie, diz que a grade do curso é composta por disciplinas teóricas, teórico-práticas e algumas em modalidade online, favorecendo, assim, o desenvolvimento profissional do aluno de maneira completa.
“Os discentes dispõem, ainda, de laboratórios específicos para o treinamento das habilidades, além de projetos de extensão e atividades específicas de algumas disciplinas que lhes possibilitam vivenciar a experiência prática fora do campus”, afirma Pavie.
Segundo a coordenadora, a importância do esteticista pode ser notada de diversas maneiras, especialmente ao se ampliar o conceito de “saúde”, estando “diretamente ligado ao nosso bem-estar e a forma como nos percebemos”, aspectos relacionados com as funções exercidas por esses profissionais.
Design de Interiores
O curso de Design de Interiores tem duração de quatro semestres, englobando todas as vertentes da arquitetura de interiores, desde o planejamento do layout de um espaço – disposição de paredes e móveis – à criação de móveis e harmonização dos elementos.
Compõem a grade curricular matérias de vertente técnica, como desenho arquitetônico, luminotécnica, hidráulica e acústica.
Lucas Percontini, estudante do 4º semestre de Design de Interiores da Unifacs, diz que desde criança queria seguir essa profissão, pois “adorava pegar um papel e caneta e desenhar com amigos”, tendo Artes como matéria preferida na escola.
O estudante afirma, ainda, que pretende abrir seu próprio escritório de Design de Interiores quando concluir o curso, levando sua personalidade e a dos clientes aos projetos.
Design de Moda
O curso de Design de Moda na Unifacs tem duração de quatro semestres e desde 2001 é coordenado pela professora Virginia Saback.
A coordenadora explica que era notável, ao tempo do início do curso, uma demanda do mercado pela qualificação dos profissionais da área. “Para qualquer profissão, a qualificação acadêmica e a profissionalização, com especificidades da área, são premissas para seu ingresso no mercado”, defende Saback.
O graduado quando ingressa no mercado de trabalho tem um leque de possibilidades, que vão desde a indústria têxtil, de vestuário e acessórios, ao varejo, em lojas de departamentos, magazines, e redes de lojas de pequeno à grande porte.
“O diferencial do curso na Unifacs é o comprometimento com as entregas dos conteúdos, corpo docente qualificado e foco com a empregabilidade”, conclui Saback.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.