Convidados da live destacam o sistema delivery e a presença digital nos setores de comércio e serviços frente ao isolamento social
Por Melissa Lima
Revisão: João Greco
Mediada pelo professor Marcelo Dultra, consultor empresarial e mentor no Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da Unifacs, a live tem como tema “Os desafios do delivery e e-commerce no mercado pós pandemia”.
A transmissão acontece na sexta-feira (05) e encerra uma série de atividades executadas durante a VII Semana de Empreendedorismo e Inovação da Unifacs.
A live conta com a presença do administrador Victor Kraus, cofundador da Ouvimos Você – startup que nasceu na Unifacs, e dos empresários Tiago de Sá, chef de cozinha na Confeitaria Thiago Sá, e Bráulio Barreto, fundador da Las Palomitas, marca de pipocas gourmet. Eles falam sobre o surgimento dos seus negócios e as dificuldades causadas pelo isolamento social.
Num cenário turbulento como o que se vive atualmente no Brasil e no mundo, empresários de pequeno e grande porte precisam se reinventar. Isso se reflete sobretudo no ramo alimentício, já que shoppings e restaurantes permanecem fechados em virtude do isolamento recomendado pelas autoridades de saúde.
Para Bráulio Barreto, o cenário da pandemia não foi tão prejudicial para a Las Palomitas. Com a inserção de seus produtos em sites e aplicativos de entrega como Rappi, iFood, James, Mercado Livre e Magazine Luiza, a empresa conseguiu se reinventar e ampliar as vendas.
Segundo o empresário, o período mais lucrativo aconteceu durante a Páscoa, quando as pipocas com gotas de chocolate belga foram reinseridas ao cardápio. Barreto conta que a ajuda de uma assessoria de imprensa, para distribuir o produto para influenciadores digitais, rendeu à empresa ainda mais vendas do que na Páscoa de 2019 – período em que esse sabor já havia sido um sucesso.
No entanto, as dificuldades são reais e a adaptação das vendas para a realidade do delivery pode ser complicada. Na Confeitaria Thiago Sá, por exemplo, foi necessário modificar o processo de finalização dos produtos. Antes, esse processo acontecia no dia anterior, mas agora precisa ser feito minutos antes dos pedidos serem enviados.
Além disso, segundo o chef, foi necessário diminuir o tamanho e preço dos bolos e fazer uma redução no número de funcionários.
“Foi muito duro e impactante ter que demitir os funcionários, porque nós fomos pegos muito de surpresa, mas é um cenário que tínhamos que tomar decisões em dois, três dias. Estou trabalhando muito mais do que antes, porque eu sou o confeiteiro, eu estou preparando tudo”, conta Sá.
Em um ponto, os três palestrantes são unanimes: em época de isolamento ou não, o investimento em marketing e a utilização da internet são pontos cruciais para fazer com que qualquer empresa cresça. Foi assim que, aos poucos, os seus negócios conquistaram espaço no mercado e atingiram o patamar esperado.
Las Palomitas
A ideia de fundar a Las Palomitas surge quando Barreto participa do seminário Empretec, realizado pela Sebrae. Lá, ele fez sua primeira pesquisa de mercado e começou a dar os primeiros passos rumo a construção do negócio.
Como tinha economizado recursos no antigo emprego, o empresário decidiu focar na profissionalização de sua empresa ao investir em comunicação visual e serviço de marketing digital. Ele queria garantir uma comunicação global que pudesse atrair um público diversificado.
Num verdadeiro “trabalho de formiguinha”, o empresário começa as vendas indo de porta em porta, divulgando e oferecendo suas pipocas gourmet, e participando de feiras realizadas em Salvador.
No início, a Las Palomitas tinha pontos de vendas em Shoppings da cidade, mas esse modelo foi modificado e a distribuição passou a ser feita através de parcerias com empresas como Mundo Verde e Perini.
Atualmente, as pipocas são comercializadas nos sabores chocolate 50% cacau, caramelo mascavo e leite em pó. “O nosso objetivo é reinventar a pipoca, é ter uma pipoca que traga uma experiência gastronômica que a pessoa experimente e não remeta a nada parecido com o que ela faz em casa”, diz Barreto.
Confeitaria Thiago Sá
Situada na Pituba, a Confeitaria Thiago Sá surge, em 2019, a partir do desejo de fornecer uma experiência gastronômica diferente das que já existia em Salvador. Mas, mesmo depois de se formar em gastronomia pelo Senac e estudar fora do país, o confeiteiro não tinha pretensão de montar seu próprio negócio.
No entanto, após outros cursos e estágios fora do Brasil e da sua participação no programa “Que seja doce”, no canal GNT, Thiago Sá decidiu empreender. Sá abriu a sua própria confeitaria durante um processo que julga “difícil, mas gratificante”. O estabelecimento trabalha com doces franceses e preza por um serviço moderno e exclusivo.
Startup Ouvimos Você
“Quem nunca teve uma experiência ruim durante um atendimento?”, foi esse o questionamento utilizado por Victor Kraus para explicar o nascimento da Startup Ouvimos Você.
A ideia surge justamente por conta de uma das experiências vividas por ele e seu sócio num restaurante famoso em Salvador. Após passarem por isso, solicitaram papel e caneta para registrar a insatisfação, mas nunca obtiveram uma resposta.
Pensando nisso, a Ouvimos Você nasce com o objetivo de melhorar o vínculo das empresas com os clientes. Isso acontece através da análise de feedbacks e construção de estratégias para atender as solicitações e sugestões do público.
Em suas redes sociais, a Ouvimos Você dá dicas para empresas, como restaurantes, de como fidelizar clientes através do delivery, além de estratégias para que os consumidor escolham o seu estabelecimento.
No início, a Startup atendia apenas restaurantes, mas, com a expansão do negócio, o seguimento foi ampliado. Hoje, a Ouvimos Você já está presente em 24 estados do país, melhorando o contato entre as empresas e os consumidores.
“Essa é a nossa missão, fazer com que as empresas consigam tornar seus consumidores defensores da sua marca e obviamente fazer com que as pessoas sejam cada vez melhor atendidas”, declara Kraus.