Por Ana Clara Ferraz
Editora de Social Media da AVERA
Foto: Reprodução / Colégio Cariza
Neste sábado (26), a cidade de Vitória, no Espírito Santo, sediou o Torneio Brasil de Robótica (TBR). Duas equipes baianas do Colégio Cariza e Porto Seguro competiram contra uma média de outros 15 times.
O TBR desse ano teve como tema “Água para o Desenvolvimento sustentável”, com objetivo de melhorar o mundo através da tecnologia. Os times são avaliados em quatro etapas: Mérito Científico, Tecnologia e Engenharia, Organização e Método e o Desafio Prático.
Cariza Tech e Cariza Speed, as equipes baianas competidoras, trouxeram para casa quatro troféus. O Cariza Tech recebeu os prêmios de primeiro lugar em Método Científico e primeiro lugar geral, e o Cariza Speed, primeiro lugar em Desafio Prático e segundo lugar geral.
O professor de robótica da escola, Yuri Derevtsoff, contou que ganhar esse título com os alunos, em nome do Colégio Cariza, foi a melhor sensação de sua vida. “A evolução do grupo foi nítida, foram 3 semanas apenas, mas a dedicação e união nos tornaram capazes de superar todas as adversidades”, conta.
O capitão e aluno da equipe vencedora, Osmar Ferraz, disse que, por ser o primeiro ano que participariam dessa competição, estavam indo pela experiência. Porém, o resultado mostrou totalmente o contrário.
“Foi muito emocionante saber que em pouco tempo de treino, tanto o Cariza Tech, quanto o Cariza Speed, tiveram resultados incríveis que nos permitiu uma ‘dobradinha’ no placar, além do Cariza voltar com 4 troféus.”, diz o estudante.
Além de Osmar, fazem parte da equipe campeã os alunos Bianca Carvalho, Joaquim Duarte, Kauã Lima, Lenilson Freire, Maria Luísa Santiago, Bruna Melo, Otávio José de Oliveira, Pedro Henrique Carvalho, Talles Herodeck.
A equipe vice-campeã é formada por Amanda Carvalho, Ariane Sampaio, Felipe Ribeiro, Luca Soares, Lucas Rocha, Luis Arthur Fernandes, Matheus Henrique de Freitas, Nícolas Filippo da Cruz, Stefanny Xavier e Thaisla Almeida.
A diretora da escola, Karla Granolla, que também acompanhou a viagem, falou sobre os benefícios do ensino de robótica para os alunos: “Desenvolve o raciocínio logico, fortalece a socialização, concentração, desafio dos próprios limites, auto controle, senso crítico, organização, liderança e envolvimento como mundo tecnológico”, afirma.
Os alunos se preparam agora para a próxima fase da competição, a final brasileira do TBR, que acontecerá em São Paulo (SP) em dezembro.
Veja mais fotos da competição:
**Revisado por Fernanda Bruno e editado por Matheus Pastori