Por Jamile Silva
Repórter da AVERA
Foto: AVERA
Na tarde desta sexta-feira (25), a edição 2019 do Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (FUSCA), promoveu mesa redonda sobre a digitalização da notícia.
A conversa foi mediada por Maiara Lopes, editora-coordenadora do portal de notícias do Jornal A Tarde.
A tecnologia trouxe mudanças de hábitos não só no jornalismo, mas na sociedade em geral. No entanto, a área de comunicação é a mais afetada. Saber atrair e cativar o público leitor através m do jornal online ainda é um desafio para os principais veículos de comunicação.
Tendo como base o novo cenário mundial de avanços tecnológicos os jornais impressos têm se reinventado dia após dia atraindo e buscando novos públicos.
A tecnologia trouxe prós e contras para essa categoria. É mais fácil constatar uma fonte ou informação hoje do que há dez anos, por conta do acesso e disseminação de informação.
Em contraponto, vivemos em um panorama onde o mal uso dessas ferramentas impulsionou as chamadas “fake news”.
Além disso, é fácil notar que os recursos dos direitos autorais não são respeitados. “O cidadão acha que, se está na internet, não tem dono” disse Maiara.
Sobre a ascensão do jornalismo digital, Maiara esclareceu que houve resistência do jornalismo impresso em aceitar que os hábitos mudaram – sendo o online uma importante plataforma de comunicação.
“Nós enxergamos que o digital hoje precisa ser o produto principal”, pontuou a editora do A Tarde Online.
O jornal impresso ainda tem sua importância, mas agora em um espaço de constante convergência dos meios midiáticos. A mídia offline, hoje, assumiu o papel do jornalismo mais aprofundado, desdobrando mais detalhadamente os fatos e acontecimentos noticiados nas plataformas digitais.
De acordo com a convidada, a internet tem a função de quebrar fronteiras e criar curiosidade, para, enfim, levar o leitor para a mídia impressa. “A digitalização da notícia é preciso para que haja sentido manter uma grande redação do impresso”, disse Maiana.
Dificilmente, as empresas sobrevivem no mercado sem está inserida no universo digital, por conta disso todos os jornais por questões mercadológicas entraram no ambiente online.
Trazendo casos do Jornal Massa, produto do Grupo A Tarde, o estudante de Jornalismo da UNIFACS Alanilson Leite falou que a digitalização da noticia passa por uma curadoria do público, e que é preciso que o veiculo saiba com qual audiência está trabalhando.
“No jornal Massa, damos voz aos moradores da comunidade. É preciso entender sobre a linguagem do seu público e plataforma utilizada para maior assertividade”, acrescentou o aluno.
**Revisado por Marco Dias e editado por Matheus Pastori