Projeto de reconhecimento da cidade fazem os estudantes entenderem a arquitetura histórica urbana.
Por:Tairone Amélio
Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacs promove aula de campo no Centro Histórico de Salvador. Em sua primeira edição, o projeto “Reconhecendo a Cidade”, pensado pela professora Maria Sacramento, tira os alunos da sala de aula, promovendo o conhecimento in loco, através de uma aula de campo no inspirador Centro Histórico da capital baiana. A proposta, parte da programação do FelizCidade, projeto de excelência acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS em parceria com profissionais e órgãos da administração municipal e estadual em comemoração ao aniversário da cidade, sugere um redescobrimento das construções e monumentos que caracterizam a história de Salvador. A aula de campo teve início às 8h30, no Museu da Misericórdia, onde o grupo foi recebido pela coordenadora pedagógica, Lúcia Valdirene Costa de Santa Bárbara, que desenvolve projetos voltados para a educação dentro dos museus. Em seguida o percurso incluiu uma visita à Catedral Basílica, com especial enfoque para os resultados da reforma concluída em 2018, após quase quatro anos de obras. A parada seguinte, a Praça da Sé, contou com a especial presença da professora Márcia Reis, filha do arquiteto responsável pela reforma deste importante ponto turístico da cidade, Assis Reis. Também ilustrando o evento o professor Chico Mazzoni, que mostrou um edifício reformado por ele, fazendo todo um ‘diálogo’ com o ambiente da Sé. A excursão teve como última parada o Plano inclinado Gonçalves. Os relatos dos alunos participantes não deixam dúvidas quanto a relevância deste projeto em sua formação. Marcos de Santana Moura, que está no 3º semestre afirmou: “Eu acho de extrema importância, porque é uma forma de quem já conhece um pouco como eu o Museu da Misericórdia, uma forma resgatar e para outras pessoas também passarem a conhecer, tomar consciência da importância desses monumentos que é nosso”. Já Daniela Jesus Fidelis da Silva contou que não esperava que a aula fosse tão divertida, tendo se encantado com as riquezas da cidade. Ainda, Rafael dos Santos Araújo Matos disse se tratar de “um projeto muito bacana, principalmente para os estudantes adquirir mais conhecimento sobre a cidade e ter uma visão de preservação das riquezas que estão a céu aberto”. O caráter lúdico da aula de campo, possibilitando aos alunos agregar o conhecimento através de uma atividade prática, passando a conhecer melhor sua própria cidade se mostrando como grande acerto do projeto.