Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Destaque em slide
  • Da arquibancada ao microfone: torcedores que viraram influenciadores

Da arquibancada ao microfone: torcedores que viraram influenciadores

Da Redação
28 de outubro de 202528 de outubro de 2025 No Comments
AVERA Esportes

Foto: Freepik 

Quando os fãs se tornam protagonistas da narrativa esportiva

Por Ludmila Santana

Revisado por Gabriel Mascarenhas

A virada do século nos permitiu avançar em uma nova forma de consumir esporte: mais participativa e pautada pela emoção. A popularização da internet, aliada ao acesso facilitado a câmeras e plataformas digitais, abriu um portal para uma nova narrativa, não mais centralizada nos meios de comunicação tradicionais, mas compartilhada com o torcedor comum. As arquibancadas físicas foram ampliadas pelas arquibancadas virtuais, onde qualquer pessoa com um celular nas mãos passou a ter voz e influência.

No livro Jornalismo Esportivo, o autor Paulo Vinícius Coelho, conhecido como PVC, explica como a internet pode influenciar a veracidade das notícias publicadas, impactando diretamente a confiança do leitor. “O maior dano pode ter sido gerado para os meninos que entraram no mercado de trabalho e que saíram da aventura com a sensação de que vale mais uma notícia publicada rapidamente do que uma informação checada criteriosamente antes de ser publicada”, destaca o jornalista.

Os torcedores-influenciadores surgiram de forma espontânea e divertida. Um exemplo viral é o famoso Iran Ferreira, conhecido como Luva de Pedreiro, que demonstrava seu amor pelo futebol e pelo time de coração em vídeos gravados em Quijingue, no interior da Bahia. Nas gravações, Luva acertava a bola no gol e comemorava com seus bordões como “Receba!” ou “Obrigado, Meu Deus!”.

Em pouquíssimo tempo, os vídeos fizeram sucesso no mundo inteiro, e a notoriedade da internet rendeu recordes em engajamento nos conteúdos virtuais voltados ao futebol mundial, obtendo participações em eventos internacionais como o prêmio da Revista France Football, Bola de Ouro, sendo o primeiro criador de conteúdo do mundo a ser convidado pela entidade em quatro edições consecutivas do evento. 

Kauê Castro, jogador do sub 20 do SSA FC, time que disputa a 2° divisão do campeonato baiano, comenta como as redes sociais podem influenciar as partidas e até os próprios jogadores. “Antes, a voz do torcedor se limitava apenas aos estádios e às conversas de bar, mas hoje, com as redes sociais, cada comentário pode ganhar enorme visibilidade e influenciar diretamente a opinião pública. A arquibancada digital tem esses riscos”, completa o atleta.

Recentemente, o influenciador Rica Perrone postou um vídeo intitulado “Renato fora e a internet é culpada?”, exemplificando a influência das redes sociais até na mudança dos treinadores, citando Renato Portaluppi, técnico que pediu demissão do Fluminense e culpou as redes sociais. No vídeo, Perrone discute como a pressão nas redes sociais influencia a percepção do público, cria instabilidade no ambiente do clube e, muitas vezes, impacta diretamente decisões da diretoria, como no caso de Portaluppi. A publicação viralizou e gerou debates quentes, mostrando que os influenciadores-torcedores não apenas comentam os assuntos do momento, mas podem moldar a narrativa da história. 

Esse episódio é icônico para refletir sobre os alertas de PVC. A velocidade da disseminação de opiniões, memes e críticas nas redes sociais coloca jovens, jornalistas e torcedores-influenciadores diante de um dilema ético. Resta o questionamento de como equilibrar a paixão e a rapidez da comunicação digital com a responsabilidade de oferecer informações precisas e construtivas. Infelizmente a viralização de conteúdos conflituosos reforça a ideia de que, muitas vezes, o engajamento é priorizado ao invés da checagem e da contextualização.

Fica como alerta a necessidade de compreender o papel da internet na formação de narrativas esportivas, buscando conteúdos que contribuam para o debate público com responsabilidade e confiabilidade das informações, fortalecendo iniciativas que combatam discursos discriminatórios e práticas de intolerância. Em um mundo onde a velocidade das notícias existe, a responsabilidade de quem cria, compartilha e consome conteúdo torna-se essencial para que a paixão pelo esporte seja reforçada de forma ética e consciente.

Navegação de Post

Comunicarte: IA na prática profissional
Sergio Busquets, ídolo do Barcelona e seleção espanhola, pendura as chuteiras após o término da temporada

Related Articles

AVERA Esportes

Sergio Busquets, ídolo do Barcelona e seleção espanhola, pendura as chuteiras após o término da temporada

AVERA Comunicarte

Comunicarte: IA na prática profissional

AVERA UNIFACS

Jornada 25.2: Alunos vencem cansaço e vivem madrugada de imersão na universidade.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Sergio Busquets, ídolo do Barcelona e seleção espanhola, pendura as chuteiras após o término da temporada
  • Da arquibancada ao microfone: torcedores que viraram influenciadores
  • Comunicarte: IA na prática profissional
  • Jornada 25.2: Alunos vencem cansaço e vivem madrugada de imersão na universidade.
  • Cultura em movimento: o melhor do fim de semana em Salvador 
  • Flica celebra os seus 14 anos valorizando a literatura baiana e encontros entre autores e leitores
  • Bahia atualiza plano de desenvolvimento para enfrentar desigualdades climáticas até 2050
  • Comunicarte 2025 debate sobre comunicação e o seu papel no cenário digital

ARQUIVO

  • outubro 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes