Palestra discutiu o futuro da comunicação no ambiente digital / Foto: Laleska Teles de Oliveira Ramos
No terceiro dia do Comunicarte as ideias giraram em torno das estratégias de marketing e a importância da autenticidade no ambiente digital
Por Laleska Teles
Revisão Luis Gabriel Ornelas
Na manhã desta quarta-feira (22), alunos da Universidade de Salvador (UNIFACS) participaram da palestra “Acelerando sua Presença Digital”, que integrou a programação do Comunicarte, voltado à formação e ao desenvolvimento profissional dos estudantes de Comunicação. O evento contou com a convidada Clarissa La Croix, especialista em Marketing Digital, que conduziu o encontro com uma abordagem prática e instigante sobre branding digital, social listening, funil de vendas e explicou um pouco sobre o uso consciente da inteligência artificial nas estratégias de comunicação.
De início, La Croix destacou a importância da escuta ativa nas redes sociais. Segundo ela, “quem ouve melhor, cria melhor”. Ela também aproveitou para explicar como o conceito de Social Listening leva ao criador a responsabilidade de acompanhar e compreender o que o público conversa sobre determinadas marcas e temas. “Contra dados não há argumentos”, enfatizou a profissional, defendendo o uso de métricas e plugins que ajudam a analisar taxas de engajamento e o desempenho de influenciadores semelhantes.
Ao discutir sobre branding digital, a convidada reforçou que não se trata apenas de estética, mas de atitude, coerência e propósito. “Branding é o que as pessoas dizem sobre você, quando você não está na sala”, afirmou. Para ilustrar o tema, La Croix apresentou alguns arquétipos de marca — como o inocente, o explorador e o sábio — que servem de inspiração para quem deseja construir uma identidade autêntica nas redes. “Um arquétipo não é uma prisão, é uma percepção”, acrescentou. Depois convidou o público para uma reflexão, “você se reconheceu em alguém?”

Clarissa La Croix explica como o branding digital pode modificar nossa identidade nas redes / Foto: Laleska Teles de Oliveira Ramos
Outro ponto debatido foi o funil de vendas, conceito que descreve a jornada do público do seguidor ao fã e do fã ao cliente. La Croix explicou que compreender esse processo é essencial para transformar conexões em relacionamentos duradouros. Ela também destacou os pilares de toda estratégia digital, como o alinhamento entre propósito e comunicação, a consistência de linguagem e a criação de conteúdo relevante.
Para finalizar, ela nos pediu para refletir sobre o papel da tecnologia na atualidade, “a inteligência artificial é uma ferramenta necessária, mas vem depois de tudo isso que conversamos”, concluiu, reforçando que a base de qualquer estratégia digital deve ser humana, empática e colaborativa.
