Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Comunicarte 2025 debate sobre comunicação e o seu papel no cenário digital

Comunicarte 2025 debate sobre comunicação e o seu papel no cenário digital

Da Redação
23 de outubro de 202523 de outubro de 2025 No Comments
AVERA Comunicarte UNIFACS

Palestra discutiu o futuro da comunicação no ambiente digital / Foto: Laleska Teles de Oliveira Ramos

No terceiro dia do Comunicarte as ideias giraram em torno das estratégias de marketing e a importância da autenticidade no ambiente digital

Por Laleska Teles
Revisão Luis Gabriel Ornelas

Na manhã desta quarta-feira (22), alunos da Universidade de Salvador (UNIFACS) participaram da palestra “Acelerando sua Presença Digital”, que integrou a programação do Comunicarte, voltado à formação e ao desenvolvimento profissional dos estudantes de Comunicação. O evento contou com a convidada Clarissa La Croix, especialista em Marketing Digital, que conduziu o encontro com uma abordagem prática e instigante sobre branding digital, social listening, funil de vendas e explicou um pouco sobre o uso consciente da inteligência artificial nas estratégias de comunicação. 

De início, La Croix destacou a importância da escuta ativa nas redes sociais. Segundo ela, “quem ouve melhor, cria melhor”. Ela também aproveitou para explicar como o conceito de Social Listening leva ao criador a responsabilidade de acompanhar e compreender o que o público conversa sobre determinadas marcas e temas. “Contra dados não há argumentos”, enfatizou a profissional, defendendo o uso de métricas e plugins que ajudam a analisar taxas de engajamento e o desempenho de influenciadores semelhantes. 

Ao discutir sobre branding digital, a convidada reforçou que não se trata apenas de estética, mas de atitude, coerência e propósito. “Branding é o que as pessoas dizem sobre você, quando você não está na sala”, afirmou. Para ilustrar o tema, La Croix apresentou alguns arquétipos de marca — como o inocente, o explorador e o sábio — que servem de inspiração para quem deseja construir uma identidade autêntica nas redes. “Um arquétipo não é uma prisão, é uma percepção”, acrescentou. Depois convidou o público para uma reflexão, “você se reconheceu em alguém?” 

Clarissa La Croix explica como o branding digital pode modificar nossa identidade nas redes / Foto: Laleska Teles de Oliveira Ramos

Outro ponto debatido foi o funil de vendas, conceito que descreve a jornada do público do seguidor ao fã e do fã ao cliente. La Croix explicou que compreender esse processo é essencial para transformar conexões em relacionamentos duradouros. Ela também destacou os pilares de toda estratégia digital, como o alinhamento entre propósito e comunicação, a consistência de linguagem e a criação de conteúdo relevante. 

Para finalizar, ela nos pediu para refletir sobre o papel da tecnologia na atualidade, “a inteligência artificial é uma ferramenta necessária, mas vem depois de tudo isso que conversamos”, concluiu, reforçando que a base de qualquer estratégia digital deve ser humana, empática e colaborativa. 

Navegação de Post

Viés algorítmico e diversidade: como a IA pode reduzir injustiça social
Bahia atualiza plano de desenvolvimento para enfrentar desigualdades climáticas até 2050

Related Articles

AVERA Bahia cultura

Flica celebra os seus 14 anos valorizando a literatura baiana e encontros entre autores e leitores

AVERA Bahia

Bahia atualiza plano de desenvolvimento para enfrentar desigualdades climáticas até 2050

AVERA UNIFACS

Viés algorítmico e diversidade: como a IA pode reduzir injustiça social

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Flica celebra os seus 14 anos valorizando a literatura baiana e encontros entre autores e leitores
  • Bahia atualiza plano de desenvolvimento para enfrentar desigualdades climáticas até 2050
  • Comunicarte 2025 debate sobre comunicação e o seu papel no cenário digital
  • Viés algorítmico e diversidade: como a IA pode reduzir injustiça social
  • Segundo dia de Comunicarte é marcado por grandes palestras sobre o tema: “CrIAtividade na publicidade”
  • Torcida LGBTricolor: coletivo que luta pela inclusão da diversidade no futebol
  • “RG dos Pets”: entenda como funciona o SinPatinhas e seus benefícios
  • “Alexa você é racista”: primeiro dia de Comunicarte, abre o debate sobre preconceito, vieses e intencionalidade

ARQUIVO

  • outubro 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes