
Foto: arquivo pessoal
Socialização de diferentes pessoas nas ruas de Salvador para superar seus limites
Por Jeferson Oliveira
Revisão de Gabriel Mascarenhas
Uma corrida aqui, uma corrida ali, e cada dia vem intensificando os eventos esportivos na categoria corrida de rua em Salvador. Não só na capital, mas também em diversas cidades do estado e diferentes lugares do país.
As corridas de rua surgiram na Inglaterra no século XVIII, sendo expandidas para o continente Europeu e os Estados Unidos, logo depois ganhando força com a primeira maratona olímpica, em Atenas, 1896. Mas foi a partir da década de 1970, onde milhares de pessoas começaram de fato a sair de casa para correr em praias, parques e áreas abertas.

Foto: Divulgação/Salvador Shopping
Entretanto, esses eventos têm dominado Salvador, e criado novos pontos de encontros nas ruas da capital baiana. As corridas, sejam elas pagas ou beneficentes, têm crescido constantemente a cada semestre com o despertar de um novo estilo de vida mais saudável para os praticantes, e a valorização das atividades ao ar livre.
Esse esporte atrai a atenção da participação de diversos grupos, como atletas profissionais ou amadores, cada vez mais notamos pessoas com obsessão de correr nesses eventos, portanto essas pessoas têm transformado um lazer em rotina de vida.
Normalmente essas corridas são organizadas por: assessorias esportivas, grupos de corridas, federações de atletismo, plataformas de inscrição e eventos específicos. Graças a essa mania, vem surgindo ainda mais encontros nos pontos turísticos e na orla marítima de Salvador, virando uma verdadeira febre das corridas de rua na capital.